Biografia

O começo de tudo: Nasce uma estrela.

Lucas Vernek é natural de Belo Horizonte, embora tenha passado grande parte de sua vida em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de BH. Ele nasceu no dia 19 de novembro de 1984. Filho de Laura Vernek e Sérgio Luiz da Silva, ele é o irmão do meio de uma família de quatro filhos: Sérgio Júnior, Tiago Vernek, Lucas Vernek e Jessica Vernek.

Lucas é um leão desde pequeno. Nunca levou desaforo pra casa e sempre defendeu os irmãos, mesmo os mais velhos. Quer ver esse menino nervoso? Mexa com alguém de sua família. Hiper ativo, ele é bagunceiro desde pequeno. Uma vez, na sala de aula, a professora colocou as carteiras da sala formando uma fila e cercando a porta para evitar que o pequenino Lucas fugisse da sala. E você pensa que uma barreira de carteiras iria segurar esse leãozinho? Claro que não. Ele subiu nas carteiras, passou por cima de todas e foi brincar lá fora, para desespero da professora.

Apesar dessa hiperatividade, Lucas é muito inteligente e sempre soube o que quer. Muita gente não sabe, mas ele se formou em Direito. Sim… um advogado, mas foi o radinho que seduziu esse menino.

Ainda pequeno, ele descobriu o amor pela latinha do microfone. Ele ouvia as rádios, especialmente a extinta Líder FM, de Belo Horizonte, imitava os locutores e obrigava a família toda a participar desta sonora brincadeira. Mas você pensa
que os irmãos não gostavam? Se você tivesse o Lucas Vernek fazendo locução dentro de sua casa, acharia isso ruim? Claro que não! E os irmãos e os pais o incentivavam, já que era cada vez mais evidente o dom desse leãozinho. Tal
desenvoltura na comunicação desde o início já eram o presságio de uma carreira brilhante que se aproximava.

Antes mesmo de conhecer um estúdio de rádio profissional ele já havia até cantado músicas gospel com sua tia em uma pequena rádio comunitária cristã.

Lucas Vernek é a prova de que Deus sabe tudo o que faz. Depois de muito telefonar para a Líder FM (a conta telefônica vinha um absurdo, aliás!), ele pediu à Laura para levá-lo à rádio, que ficava em Contagem. Foi lá que ele conheceu a Rose Shadê, uma famosa locutora. Ele ficou deslumbrado com aquele ambiente de rádio e os dois começaram uma grande amizade. E foi através dela que Lucas chegou à 98 FM e realizou seu maior sonho.

Lucas começa a voar.

Rose Shadê tinha se mudado para a Rádio 98 FM. Ela apresentava um programa nas manhãs da emissora chamado “Casal 98”, já que era apresentado por ela juntamente com Marcelo Pêra. A 98 FM já trilhava uma linha mais “talk”, com mais conversa que músicas, e ter assunto para tanto tempo com o microfone aberto sempre foi um desafio. E através desta busca por conteúdo que o nosso Lucas entrou na história.

Ele literalmente viajava todas as manhãs de Ribeirão das Neves a Belo Horizonte para trabalhar em um escritório de contabilidade e estudar à noite. E ele percebera que havia muitos engarrafamentos nas ruas e pouca informação de trânsito num horário em que muita gente estava presa nos congestionamentos. Bingo! Ele, então, passou a entrar no ar como ouvinte para informar à amiga Rose o que via neste caminho. Eis que Rodrigo Carneiro, o dono da 98 FM, estava ouvindo e ficou
impressionado com a voz e desenvoltura daquele ouvinte em questão e o convidou a participar do programa, dentro do estúdio, para auxiliar na apuração do trânsito. Nada na vida poderia deixar esse leãozinho mais feliz e animado. Estar em um estúdio era seu sonho de criança e estava se realizando.

Lucas vira referência de trânsito.

Todos que conhecem o Lucas são unânimes em afirmar que ele é aquele tipo de pessoa que preenche qualquer ambiente. E claro que com todo este talento e carisma não demorou para Lucas tornar-se uma referência no rádio, especialmente falando de trânsito.

O garoto que entrou para ser auxiliar dos dois apresentadores acabou sendo efetivado e contratado. Mais que isso: ele acabou assumindo sozinho o antigo “Casal 98”, sendo dele a idéia do novo nome: “Rota 98”.

Fato é que Lucas acabou despertando até mesmo a concorrência. Logo após o “boom” de suas informações de trânsito, praticamente todas as emissoras de Belo Horizonte acordaram para este filão. Não é difícil perceber isto hoje em dia. Basta girar o dial para verificar praticamente todas as emissoras informando sobre as condições de tráfego. Lucas Vernek é, sem dúvida, o grande responsável por este verdadeiro serviço de utilidade pública nas ondas do FM.

Lucas vai crescendo. Novos desafios surgem em sua carreira.

Como pensar que um garoto recém-chegado ao rádio poderia assumir sozinho um programa tão importante? Mais que isso: Lucas passou a fazer outros programas na 98 FM. E atrações não musicais, programas que tinham como carro chefe justamente
o bate papo. Assim, Lucas passou a ancorar programas como “Central 98”, “Caju e Totonho” e até “98 Futebol Clube” e “Grafitte” em ocasiões especiais.

Nem mesmo ele próprio conseguia assimilar a velocidade com a qual sua carreira decolava. O que muita gente leva anos para conseguir, Lucas conseguira em tempo recorde.

O recomeço. Apoteose do Lucas.

Depois de um ano afastado da 98 FM, Lucas Vernek retornou para viver sua melhor fase profissional.

Com um contrato para realizar o “Rota 98” pelas manhãs, programa que o consagrou, Lucas também passou a realizar o “Plantão do Rota 98” ao longo de todo o dia. Assim, Lucas Vernek foi contratado como “pessoa jurídica” e passou a ter direito a cotas de patrocínio na programação da 98 FM. E Lucas mostrou que a oratória vitoriosa do microfone também resultava em vendas comerciais. Tanto que Lucas já estreou com todas as suas cotas de patrocínio vendidas e, mais que isso, passou a vender as cotas ociosas de seus companheiros.

Algumas religiões acreditam que temos missões a cumprir. Talvez a partida tão precoce de Lucas esteja relacionada justamente à sua capacidade. Lucas sempre foi acima da média e mostrou sua capacidade em tempo recorde em todos os desafios aos quais foi submetido. Talvez esse leão tenha trilhado tudo tão rapidamente, como era costumeiro em sua vida, que foi trilhar novos caminhos perto do Criador.

 

E você, amigo, ouvinte, admirador do Lucas Vernek, é nosso convidado a participar ativamente deste site. Não vamos falar dele com tristeza nem no passado. Lucas é presente, é um presente de Deus em nossas vidas, e alegria em pessoa. E é este o objetivo deste espaço: rir e fazer sorrir e se emocionar com este homem-anjo que cuida tão bem e com tanto carinho de todos que ama. E nós vamos apenas retribuir todo esse carinho e amor em forma de fotos, vídeos e palavras.